MODERNIZAÇÃO ESTÉTICA
TIPOS DE MODERNIZAÇÃO
A estética, como o próprio nome já explica, deixa o equipamento ainda mais bonito, moderno e funcional. Através da estética, algumas das características mais visíveis aos olhos dos usuários, passam por uma transformação. Por exemplo:
MODERNIZAÇÃO DAS CABINES
Elas são redesenhadas a partir dos materiais e padrões mais atuais. Desde o piso até o subteto, até as paredes e espelho em alguns casos, passam por alterações de cor e desenhos.
BOTOEIRAS
Podem possuir diversos modelos de botão feitos de aço inox. Possuem micro movimento, se tornando mais fáceis de usar, além de contarem com sinalização digital no painel e possuírem uma uma concepção mais atual.
IPD DIGITAL
Sigla para Indicador de Posição Digital, ele é instalado na botoeira dos elevadores, além dos pavimentos e andares. Agrega valor ao edifício, e também promove uma melhor experiência aos usuários, com uma sinalização mais moderna.
PORTAS
As portas também podem ser modernizadas, feitas com duas, três, quatro ou seis folhas. Elas são automáticas, e passam a ter um acabamento com mais qualidade e estilo.
Para elevadores com portas de eixo vertical a modernização também é uma opção. Neste caso, as portas são revestidas com fórmica ou aço inox, e passam a contar com um sistema de visor puxador mais atual.
TETO E PISO
O piso pode ser alterado para materiais como granito, paviflex ou material vinílico com várias opções de cores. Dessa forma, o aspecto dos elevadores pode ser consideravelmente renovado.
No caso do subteto, também existem acabamentos e projetos diferenciados e atuais, que são solicitados de acordo com a necessidade e intenção de cada cliente.
Apesar de ser a parte que não vemos no elevador, a modernização técnica de elevador talvez seja a mais importante. Responsável por adequações a normas, ela traz segurança para todos os usuários e uma economia de até 70% para o condomínio, permitindo o retorno do investimento da modernização em até 2 anos.
A modernização técnica substitui o antigo quadro a relé por um quadro com comando microprocessado que reduz o número de paralisações e os gastos com manutenção. Também substituímos:
Instalações elétricas fixas;
Seletor;
Cabos de manobra;
Limites;
Caixa de inspeção;
Chave PAP.
Saiba mais sobre modernização baixando nossas lâminas
COMANDO ELETRÔNICO
A modernização técnica de elevador inclui o trabalho no comando eletrônico, que permite gerenciar o elevador por software e possibilidades de programações específicas como:
Tráfego inteligente;
Senha de acesso;
Operações automáticas;
Integração com computadores;
Operação de resgate automático por falta de energia;
Proteções adicionais nos sistemas.
O comando microprocessado é 20 vezes mais econômico que o eletromecânico, além de permitir maior conforto nas partidas, na viagem e na parada com precisão ao nivelar o piso da cabina com dos andares sem precisar trocar máquina/motor de tração existente. O comando microprocessado com inversor VVVF representa efetivamente 40% de economia de energia elétrica (elevador de corrente alternada) e 60% em caso de corrente contínua – necessário aplicação de conversor CC. Esses números estimulam ainda mais a modernização técnica de elevador.
MÁQUINA DE TRAÇÃO
A modernização técnica de elevador também vai incluir os serviços na máquina de tração. Ela é a principal responsável pelo tracionamento mecânico do conjunto cabina e contra peso. As nossas máquinas podem ser:
Máquina com engrenagem
Os benefícios dela são baixo nível de ruído, performance e conforto, e maior segurança;
Máquinas sem engrenagem
Os benefícios dela são tração direta na polia, menor nível de ruído e vibração, maior durabilidade e conforto e green machine (não usa óleo);
Máquinas de imãs permanentes sem engrenagem
Os benefícios dela são tração direta na polia, baixo ruído e vibração, melhor conforto, green machine, não usa óleo e apresenta melhores resultados.
SISTEMA ANTI SURTO
Com a modernização técnica de elevador, você pode incluir um dispositivo antissurto, interligado às fases de alimentação elétrica – quadro de força, destinado a aumentar a proteção contra surtos de corrente originados a partir da rede de alimentação. O sistema também possui relé de monitoramento com temporizador, permitindo interrupção controlada e volta à operação normal após detecção da rede aparentemente estabilizada. (Somente elevadores VVVF novos ou reformados).
KIT PESADOR DE CARGA
Você pode, ainda, colocar um sistema de medidor de carga necessário para todos elevadores, visando efetuar a leitura de peso de tracionamento de carga da cabina. Essa fase da modernização técnica de elevador garante a segurança para que o sistema não funcione com sobrepeso.
A modernização tecnológica trabalha em sistemas inteligentes como biometria e resgate automático.
BIOMETRIA
Ela promove maior segurança interna no condomínio, já que apenas as pessoas cadastradas poderão acessar os botões. O cadastro pode ser feito através de biometria, chaveiro de proximidade ou senha. É possível, cadastrar moradores, visitantes e funcionários, tornando o dia a dia mais ágil e prático.
Além disso, a biometria também conta com a função “dedo do pânico”. Nessa função o usuário cadastra um outro dedo, que deve ser utilizado apenas em situações de perigo.
SISTEMA INTELIGENTE
O chamado Sistema DDS realiza uma programação inteligente dos itinerários cumpridos pelos elevadores. Com ele, os chamados são atendidos de acordo com a posição das cabinas e os destinos pretendidos pelos usuários. Desse modo, o sistema traça as melhores rotas, evitando com que os usuários esperem demais pelos elevadores e também que eles parem em andares indesejados.
SISTEMA REGENERATIVO
Este sistema realimenta a rede elétrica do edifício através da energia em forma de calor que, antes, seria desperdiçada.
Desse modo, lâmpadas, ares-condicionados e até mesmo outros elevadores utilizam essa energia. Seu principal benefício é gerar economia no edifício, que pode chegar até a 75%, quando comparado aos sistemas comuns.
SISTEMA DE RESGATE AUTOMÁTICO
Com ele, o elevador é levado ao andar mais próximo em casos de queda de energia. Então, as portas se abrem, e os passageiros são liberados, evitando com que eles passem pela má experiência de ficarem presos. Além disso, através de sensores e receptores, o elevador mantém a nivelação adequada com o pavimento, garantindo um desembarque mais seguro e tranquilo aos passageiros.